O que é a indução da ovulação e como ela ajuda na fertilização?
- Dra Malu Frade
- 28 de jan.
- 1 min de leitura

A indução da ovulação é um tratamento utilizado para estimular os ovários a produzirem óvulos de forma mais regular ou em maior quantidade, sendo uma etapa fundamental em muitos casos de reprodução assistida.
Esse procedimento é especialmente indicado para mulheres que têm ciclos irregulares, ausência de ovulação (anovulação) ou que precisam otimizar suas chances de engravidar em tratamentos como a fertilização in vitro (FIV).
Durante a indução, são administrados medicamentos hormonais, como indutores de ovulação ou gonadotrofinas, que agem diretamente nos ovários, incentivando o desenvolvimento dos folículos, onde os óvulos amadurecem. O objetivo é garantir que haja óvulos disponíveis para a fecundação, seja por relações sexuais programadas, inseminação intrauterina (IIU) ou FIV.
O processo é monitorado de perto por ultrassonografias para ajustar a dosagem dos medicamentos se necessario e determinar o momento ideal da ovulação ou coleta dos óvulos. Essa precisão aumenta significativamente as chances de sucesso no tratamento.
Se você enfrenta dificuldades para engravidar, a indução da ovulação pode ser o caminho para realizar o sonho da maternidade. Consulte um especialista em reprodução assistida para avaliar o tratamento mais indicado para o seu caso.
-
Dra. Malu Frade
CRM-SP 178668 | RQE 90102
Comments